Reciprocidade


Se tem uma coisa na qual eu deixei de acreditar faz tempo é na tal reciprocidade. Desde que nascemos, somos ensinados de que “você recebe o que você dá”.

E, para aqueles que se importam, isso significa muito.

Se cada um fizesse a sua parte, o mundo seria bem melhor, não seria?

 

Mas tenho observado tanta coisa errada ultimamente que tem me feito crer justamente no oposto.

Aliás, que me faz concluir algo bem diferente: não importa o quanto você dê, você pode passar a vida sem receber nada em troca.

E isso se aplica desde às coisas mais pequenas do cotidiano, até às mais significantes.

Você pode, por exemplo, passar sua vida inteira sendo educado com as pessoas, e isso não significa que elas serão, apenas por isso, educadas com você também. Simplesmente porque faz parte da personalidade de algumas pessoas serem mal educadas, e não há nada que mude isso. Nem mesmo a sua boa vontade.

Você pode ser a pessoa mais responsável do mundo no seu trabalho, mas isso não quer dizer que os outros serão responsáveis para com você. Não acredito mais nessa história de tentar dar o bom exemplo. Ninguém vai se inspirar no bom exemplo e tentar segui-lo, se isso não estiver na índole da pessoa.

Você pode passar a vida fazendo boas ações, e justamente no dia em que precisar de alguém, pode se sentir sozinho, abandonado, sem ninguém lá para te ajudar.

Você pode passar a vida sendo fiel, honesto, correto, justo, íntegro, mas sempre vai se deparar com pessoas justamente ao contrário disso tudo.

Pode ser uma ótima mãe, não significa que terá um ótimo filho. Pode ser uma esposa exemplar, e ainda assim ser traída pelo marido. Pode ser um amigo para todas as  horas, e ainda assim não ter com quem contar de verdade.

Isso porque as pessoas não têm consciência da reciprocidade. Não reconhecem as coisas boas que são feitas por elas e não se importam nem um pouco em retribuir.

Obviamente, nós não devemos fazer as coisas certas esperando algo em troca. Devemos fazer o certo simplesmente por ser o certo. Porém, é muito desanimador ver que tão pouca gente se importa em fazer o certo, em retribuir o que lhe é feito, em estender a mão quando alguém precisa.

A cada dia mais, tenho certeza de que é o egoísmo que move o mundo. E por isso ele está do jeito que está.

Comente!