O que vale é a intenção!


Não, não é.

E já vou direto ao ponto, que é pra não desperdiçar o meu tempo e nem o de vocês – imaginando que alguém, por algum motivo, viesse a ler isso.

Essa semana, entrei numa discussão no Facebook sobre a “campanha” de troca dos avatares por imagens de desenhos animados.

A princípio, algumas pessoas veicularam em seus murais uma mensagem pedindo que todos fizessem o mesmo, como uma forma de combater a violência infantil.

Então, eu fiz um simples comentário dizendo que a campanha seria inefetiva, apesar do intuito ser nobre, o que gerou uma pequena discussão. Assim como eu, obviamente, muita gente não viu sentido na tal campanha, pois me parece meio óbvio que trocar nossas fotos não conscientiza coisa nenhuma.

Depois, algumas pessoas entraram na brincadeira apenas como uma forma de nostalgia, de relembrar personagens que marcaram nossa infância. Até algumas imagens foram criadas e novas mensagens foram postadas pedindo que as pessoas participassem, etc.

Enfim, não digo nada sobre quem quer fazer uma brincadeira apenas, e admiro muito a boa intenção de quem quis fazer um manifesto contra a violência ou qualquer outra forma de exploração infantil.

Porém, lamento dizer: de boas intenções, o inferno está cheio! O velho clichê que nunca perde sua razão…

Sim, eu gosto de desenho animado! Mas… e daí? O que isso muda para a humanidade?

Porque, na minha modesta opinião, se as pessoas realmente quisessem ajudar em alguma coisa, praticariam medidas efetivas. Por exemplo: trabalhar um dia por semana – ou por mês, que seja – como voluntário numa instituição de caridade, tipo o Centro de Nutrição Infantil. Ou, pelo menos, fazer doações em dinheiro para essas entidades (que são inúmeras!), se não tiver tempo para dispor. Isso, sim, seria efetivo.

Não vou ser hipócrita aqui e dizer que eu faço isso. Realmente, não faço e me envergonho por isso. Uma das minhas metas é me organizar para praticar algum ato de caridade. E, quando o fizer, não pretendo sair divulgando, pois o sentido está em ajudar por ajudar, e não para me autopromover. Mas não vou entrar nesse mérito.

Porém, enquanto não fazemos isso, não acho que ficarmos confortavelmente sentados diante de nossos computadores com uma foto de desenho animado no avatar vai mudar alguma coisa.

Desculpem se eu soar rabugenta, mal humorada ou qualquer outra coisa de que queiram me taxar – como já fizeram. Infelizmente, tenho essa mania insuportável de ser analisar as coisas.


Comente!

3 pensamentos em “O que vale é a intenção!

  • AnthraX85

    |,,/_

    eu só fiquei sabendo q era "protesto pra criança" depois q eu já tinha mudado… auehauhea eu só vi a galera com desenho e coloquei o freakazoid, pra poder rir junto.

    realmente, colocar ou deixar de colocar um desenho não muda porra nenhuma, só aumenta em alguns megas o uso dos HDs nos servers do facebook =)

  • Crevilaro

    Hahaha esse AntraX85 pensou nos servers do facebook, hahaha mto bom! =D

    Olha Mayara, também concordo contigo em termos. Fui igual ao Felipe e apenas mudei o avatar pra curtir uma ideia (não sabia sobre a causa da exploração) e isso virou assunto no trabalho, algo para interagir com nós mesmos e com os que conhecemos. Como você disse: Não analise tanto as coisas, se deixe levar e rir um pouco, não vai mudar a exploração das crianças, mas certamente seu dia irá melhorar lembrando de uma fase boa que foi a infância!

    Inté! 😉

  • Mayara Godoy

    Concordo contigo, Crevilaro, que brincar é saudável, é gostoso recordarmos a infância, etc. Agora, querer pregar que isso vai mudar o mundo é demais pra mim! hehehehe
    Eu não critiquei o ato, mas só disse que será ineficiente, se o intuito for de conscientizar mesmo.