(falta de) Organização


Uma das coisas que me causa mais inquietação é a falta de organização. Digamos que, para, mim, o mundo não está em paz quando eu estou em um ambiente desorganizado.

Eu nunca fui a pessoa mais organizada do mundo, é bem verdade. Cometo meus deslizes, deixo uma coisa aqui, outra ali, fora do lugar. Mas, logo me incomodo e já trato de arrumar – senão, não sossego.

Mas, para mim não se trata de organização em sentido estrito. Não é só organização de coisas que considero fundamental. Esse é apenas um ponto. Para mim, a organização tem de estar presente em todos os aspectos da nossa vida. Aliás, geralmente é assim. Uma pessoa organizada normalmente é organizada em tudo. O extremo oposto também ocorre.

O problema é que eu tenho uma séria dificuldade em lidar com pessoas desorganizadas, simplesmente porque não consigo conceber a desordem.

Não me entra na cabeça gente que não consegue dar conta dos próprios compromissos; que não é capaz de estabelecer uma rotina; que sempre deixa várias pendências a serem resolvidas; que frequentemente perde seus pertences; que não consegue sistematizar nem o próprio pensamento.

Eu admiro gente organizada. Aliás, eu me inspiro em gente organizada. Porque gente organizada parece sempre conseguir fazer mais coisas ao mesmo tempo. Gente organizada arruma tempo pro trabalho, pros amigos, pra família, pro(a) namorado(a), pros bichos de estimação, pros exercícios físicos, pros estudos, pros hobbies e pro que mais aparecer! Ah, e sempre paga as contas em dia.

Parece que, com organização, as coisas fluem, porque tudo tem sua hora, tudo é feito a seu tempo — e geralmente bem feito. A vida anda. Não ficam providências para trás, coisas inacabadas, tarefas incompletas. Quem é organizado (e geralmente organização vem acompanhada de muita responsabilidade) faz as coisas acontecerem, não precisa que alguém fique o tempo inteiro lhe lembrando que há isso ou aquilo por ser encaminhado.

Gente organizada é mais produtiva no trabalho, mais pontual, mais caprichosa e otimiza tudo. Parece saber exatamente como, quando e por quê. Gente organizada (e não neurótica, que fique claro!) geralmente é mais ágil, ativa, esperta.

Eu adoro gente organizada. E adoro ambientes organizados, pois me permitem relaxar. Quando tudo está em ordem é que eu consigo respirar. Tenho amigos que dizem que tenho TOC. Mas isso é assunto para outro post…

Comente!