Ahhhh, o verão…


Tem gente que passa o ano inteiro esperando pelo verão. Afinal, é época de curtição, badalação, felicidade e histórias que contaremos aos nossos netos, certo? Errado.

A ideia é muito conveniente para um comercial de cerveja, mas muito distante da realidade. O verão é uma época como qualquer outra do ano. Só que mais quente. Bem mais quente.
O que, na prática, equivale a dizer o seguinte: pressão baixa, inchaço, mal-estar, enxaqueca. Sim, para mim, são essas as sensações que o verão traz. E isso torna tudo mais difícil.
Às vezes, eu me sinto um E.T., porque não vejo graça nenhuma no verão, enquanto todo mundo fica fazendo aquela cara de “curtindo a vida adoidado” nas fotos do Orkut Facebook.

Do jeito que as pessoas falam, até parece que no verão a gente pode ficar o dia inteiro na piscina tomando uma cervejinha – quando, na verdade, com sorte, você consegue fazer isso no final de semana. E olhe lá. No meu caso, nem isso.

Eu não sei quem foi que inventou essa história absurda de que calor é sinônimo de felicidade. Não é. Exceto para quem mora na praia e não trabalha, talvez.

Porque, para quem vive numa correria do cão todos os dias — ou seja, quase todas as pessoas que conheço — não sei como o verão pode parecer divertido. A menos que a gente pudesse colocar um ar-condicionado portátil sobre nossas cabeças.

Obviamente, é muito mais prático e confortável usar roupas leves, chinelos, poder ficar com a janela aberta em casa. Mas, estas são medidas que, no calor de Foz do Iguaçu, por exemplo, não resolvem. O vento, quando aparece, é quente. O ventilador sopra quente. A água da torneira ferve. A gente sua só de ficar parado. Aliás, a gente toma banho frio e já sai suando.

A famosa foto… Foz, 49ºC. Não é de se espantar que tiraram os termômetros de rua. Imaginem os gringos vendo isso? Eles saem apavorados e não voltam mais.

A única coisa que salva, aqui, é ar-condicionado. E mesmo tendo ar no carro, em casa, no trabalho, whatever, ainda assim não é suficiente. Porque, no trajeto entre um e outro, não leva mais de um minuto para experimentarmos a legítima sensação de arder no mármore do inferno.

Por isso, na minha opinião, o verão – principalmente em Foz – é sacrificante e não compensa umas poucas horas de piscina eventualmente! Então, faça-me o favor de parar de fingir que o verão é maravilhoso?!

Fim de papo“, diria o Away.


Comente!

3 pensamentos em “Ahhhh, o verão…