Chromecast: recomendo!


Eu não sou nerd, nem especialista em tecnologia, nem nada do tipo, e é bem por isso que eu vim colocar a visão de uma pessoa leiga sobre minha mais recente aquisição: o Chromecast.

Resumidamente, o Chromecast é um dispositivo que transforma a televisão em uma smart TV, desde que ela tenha entrada HDMI. E ele é muito fácil de instalar e usar, é bem intuitivo, ainda que os menus estejam em inglês.

Esteticamente, ele parece um pen drive, mas, na prática, é como se fosse um receptor wi-fi, por meio do qual a tevê se conecta diretamente à rede, facilitando muito assistir aos vídeos do Youtube, Google Play e até do Netflix diretamente na televisão.

A parte legal é que dispensa a conexão HDMI com o computador via cabo, como eu costumava usar. No meu caso, é um alívio, já que eu não tenho desktop plugado diretamente na TV, então, toda vez que ia assistir a um filme ou vídeo no Youtube, tinha de posicionar o laptop próximo à TV, conectar o cabo e sentar no chão para mexer. Essa “gambiarra” já me rendeu bastante dor nas costas e eu estava até pensando em comprar um teclado e um mouse sem fio — o que agora não preciso mais fazer.

O bacana é que eu posso ficar com o laptop no colo, controlar do sofá mesmo o que vai para a TV e continuar navegando em outras coisas. E para ficar mais lindo ainda, é possível baixar o aplicativo para o celular também… ou seja, até mesmo o notebook se tornou dispensável nessa. O celular vira o próprio controle remoto, parecido com aplicativos como o Unified Remote, mas, neste caso, operando diretamente os aplicativos vinculados ao Chromecast. Comodidade total!

Agora, eu consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo. Ou seja, o computador fica disponível para mim, enquanto consigo rodar outras coisas na TV. Para alguém que não assiste tevê aberta e não possui TV por assinatura — ou seja, obtém da internet todo o seu entretenimento televisivo —, foi uma ótima aquisição.

Ah, só um detalhe: ele não funciona simplesmente conectado na TV, pois demanda energia. Então, tem de ser plugado na tomada ou em uma entrada USB. Mas, não vi grandes problemas nisso.

Preço: por enquanto, não chegou ao Brasil, então tem que comprar pela internet. Custa 35 dólares, mais o frete. No fim de tudo, rachando o frete com amigos e etc. saiu por R$ 113, o que eu achei muito bom em termos de custo—benefício.

Resumo: recomendo!

Obs: esse post é sem jabá. Eu comprei mesmo.

Comente!