Rebelde


Tenho uma mecha de cabelo muito rebelde. Ela cresce para o lado totalmente oposto do restante. Fica espetada e não se ajeita de maneira alguma.

Quando o cabelo está liso, ela se enrola, se levanta, destoa. Não é que ela seja malcuidada. Ela simplesmente é diferente e não quer seguir a mesma direção das outras madeixas. Por mais que eu escove, alise, puxe, prenda, ela sempre faz o que bem entende e simplesmente não cede.

Eu acho que sou essa mecha de cabelo. Sim, me assemelho a ela na rebeldia. Não naquela rebeldia adolescente, de querer ser do contra só por ser. De ter uma agonia intrínseca e inexplicável. Nem naquela que se agarra a uma causa qualquer, pela pura necessidade de se revoltar por algo. Mas, naquela rebeldia inata, involuntária, que simplesmente faz parte da minha essência. Assim como ela, não consigo me aquietar.

Tal qual essa mecha de cabelo, eu nunca pareço me encaixar. Quando o mundo está indo em uma direção, eu simplesmente percebo que estou indo para o lado contrário. E não me sinto impelida a voltar só porque parece óbvio (ou certo).

Talvez, essa mecha apenas não tenha se adaptado ao novo corte do meu cabelo. Embora eu tenha quase certeza de que ela nunca se adaptou a nenhum. Assim como, talvez, eu apenas não tenha me adaptado ao que o mundo considera “tendência”. Porém, tenho quase certeza de que posso até, em alguns momentos, me moldar artificialmente, mas, no fundo permaneço ali, desalinhada, destoante, inquieta e desajeitada, tal qual essa mecha esquisita de cabelo.

Comente!