Criticar x saber criticar


Uma das coisas com as quais precisamos lidar no nosso dia-a-dia são as críticas. Elas são inevitáveis e, muitas vezes, importantes.
Contudo, para que uma crítica seja construtiva, é preciso saber criticar. O problema é que muita gente não sabe ponderar suas opiniões sem ofender e menosprezar a pessoa a quem se dirige.
Hoje em dia está na moda criticar por criticar, só para mostrar que tem opinião própria, ou porque quer se mostrar melhor que o outro. Enfim, criticar para “causar”.
Tem gente que também canaliza suas próprias frustrações nas críticas às coisas alheias. Ou seja, desconta os seus problemas pessoais em qualquer um que resolver “pegar para Cristo”. E isso é uma tremenda covardia.
Para que uma crítica tenha validade, na minha modesta opinião, ela precisa ter fundamento. Você está criticando isso baseado em quê? Você tem conhecimento disso para falar? O que você está sugerindo vai realmente colaborar para uma melhoria, ou é só pelo gosto de esculachar?
Pense bem se a sua colocação não vai, pelo contrário, desmotivar a pessoa que você está tentando atingir. E meça bem as palavras, pois ser óbvio ou redundante não vai te levar a lugar nenhum – ou talvez leve a pessoa a ficar entediada ou, pior, ressentida com você.

Obs: Se este texto não tiver feito o menor sentido para você, tudo bem, pelo menos tem sentido para mim!

Comente!